Pesquisadores britânicos anunciaram a descoberta de que um remédio usado no combate à osteoporose pode ser aproveitado no tratamento da síndrome dos ossos de vidro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela "BBC Brasil".

A síndrome dos ossos de vidro é uma doença que, como o nome já indica, fragiliza a estrutura óssea do corpo humano, causando fraturas e rompimentos em grande número. As crianças e os adolescentes são os mais afetados pelo mal.

Cerca de 50 crianças participaram dos testes em um hospital no norte da Inglaterra. A administração de uma dose de 2mg de risedronato reduziu o risco de fraturas nos pequenos.

A mãe de um dos voluntários, Doroty Hall, lembrou que seu filho, Luke (de 13 anos), teve a primeira lesão quando ainda estava no útero. Desde então, o menino ficou machucado pelo menos uma vez a cada dois meses. Curiosamente, Luke jogou futebol até os 13 anos, mas depois desistiu: "Ele entendeu que teve de parar porque o risco de fraturas aumenta quando as crianças crescem mais", afirmou Doroty à "BBC".

Os especialistas estão crentes de que a descoberta pode gerar uma alternativa mais barata e eficiente no combate à síndrome. O médico Nick Bishop, um dos integrantes da pesquisa, confirmou que os resultados foram positivos: "Queríamos ver se é possível reduzir o número de internações por causa da doença, e todas as crianças que participaram dos testes apresentaram menos fraturas".

A síndrome, que também é chamada de "osteogenesis imperfecta", é genética, hereditária e acompanha um indivíduo desde o nascimento.

Vi essa notícia no SidneyRezende.com



Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho