Quando o assunto é saúde, os médicos sempre acham uma maneira para alertar o cidadão sobre algum problema. O mais novo deles, inclusive incorporado por uma campanha do Ministério da Saúde, é o crescente problema no paÃs de osteoporose (leia ao lado o que significa). A doença atinge 10 milhões de brasileiros, ou seja, cerca de 5% da população. Levando em conta essa lógica, 3 mil sorocabanos (5% da população da cidade de 600 mil pessoas) sofrem com o problema.
A ideia de lançar o problema à opinião pública é uma tentativa de reverter o crescente número de casos conscientizando o cidadão a respeito da necessidade de determinados hábitos que são capazes de impedir, ou até brecar, os problemas nos ossos. "Para mandar o risco de desenvolvimento da doença para bem longe, é preciso mesmo investir seriamente em um estilo de vida saudável. Para que o paciente incorpore novos hábitos, o médico tem que conquistá-lo", diz o ginecologista Bruno Muzzi Camargos, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Desintometria Óssea.
O que os médicos querem, na verdade, é alertar a população sobre a importância da prevenção da osteoporose começar na infância, uma fase fundamental para incorporação de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de atividade fÃsica. As mulheres são o centro do conjunto de esforços engatados pelas sociedades médicas, embora o universo masculino não esteja livre do risco de desenvolver a doença. "EstatÃsticas mostram que, para cada quatro mulheres com a enfermidade, há um homem portador", diz o ortopedista Sérgio Ragi Eis, pesquisador do Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Osteoporose.
O que causa/A osteoporose é multifatorial e, por isso, pode aparecer por vários motivos, como a menopausa, a idade avançada, a baixa ingestão de cálcio, a falta de exposição à luz solar, o sedentarismo, o fumo e o consumo excessivo de álcool.
Por isso, para diminuir os riscos de ficar doente a ingestão de cálcio é fundamental. O elemento é responsável por funções importantes do corpo como fazer o coração bater, funcionamento dos nervos e contração dos músculos. O cálcio está presente no leite e seus derivados, algumas verduras e peixes.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa adulta deve ingerir em média de 1,2 mil a 1,5 mil miligramas por dia (veja tabela de alimentos ao lado). Para o professor de Ortopedia e Traumatologia, Walter Yoshinori Fukushima, há alternativas para suprir as necessidades de cálcio sem muito esforço. "É difÃcil que as pessoas comam a cada três horas e a maioria das pessoas têm 14 refeições por semana, ou seja, almoço e jantar todos os dias. Para incluir, o mÃnimo de cálcio é preciso ter três dessas refeições com peixes grelhados ou assados como a tilápia, por exemplo, que é um peixe relativamente barato e extremamente saudável", explicou o médico que recomenda: "quanto mais colorido os pratos melhor".
OSol e a Vitamina D
Os especialistas alertam para a importância da Vitamina D no processo de prevenção à osteoporose. Essa vitamina é responsável pelo transporte do cálcio do intestino para o sangue e de lá para os ossos.
Para que isso aconteça, é preciso que a Vitamina D esteja ativa e isso acontece por ação do Sol. Tomar de 10 a 15 minutos de Sol por dia já é suficiente, mas é preciso estar com pelo menos os braços e as pernas descobertas e sem protetor solar, diz a fisiatra Pérola Grinberg Plapler Ela aconselha cerca de uma hora por dia nos horários da manhã ou fim de tarde
O que é osteoporoseA osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. A perna da massa óssea faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas..
Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: ExercÃcios de propriocepção para recuperação do joelho
0 Comments
Postar um comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!