Para aproveitar a velhice é fundamental gozar de boa saúde. Só que para chegar com saúde na velhice é importante conhecer o funcionamento do nosso corpo e ampliar nossos conhecimentos sobre prevenção e tratamento de doenças. Uma das doenças que podem comprometer nossa velhice é a osteoporose, que pode ser prevenida e tratada.
A osteoporose é uma doença sem sintomas, lenta e progressiva que leva ao enfraquecimento dos ossos, tornando-os vulneráveis aos pequenos traumas. Doença metabólica do tecido ósseo, caracterizada por perda gradual de massa, enfraquecendo os ossos por deterioração da microarquitetura tecidual devido à perda progressiva de elasticidade e homogeneidade, tendo como consequência a diminuição da quantidade óssea, tornando-os frágeis e suscetíveis às fraturas.
A fisioterapia na osteoporose é uma grande aliada para o fortalecimento dos ossos e músculos, trazendo ainda benefícios cardíacos e respiratórios. Os exercícios de fisioterapia ajudam na prevenção de quedas e consequentemente fraturas, que são características desta doença. Segundo a Dra Daniela Souto, fisioterapeuta, a falta de exercícios pode comprometer a saúde do idoso. "Os ossos também necessitam de certa quantidade de exercício para permanecerem fortes e saudáveis. Portanto, a resistência de nossos ossos é determinada em parte pelo esforço físico exigido do esqueleto. Não há dúvidas que pessoas confinadas à cama ou a uma cadeira de rodas, ou cujo estilo de vida seja particularmente sedentário, correm maior risco de desenvolver osteoporose" diz a fisioterapeuta.
Os benefícios da prática de atividade física são imensos, como o ganho de massa muscular e equilíbrio, melhoria da postura e diminuição do risco de queda, redução dos quadros de dor, melhoria da mobilidade, socialização e a funcionalidade, com reais benefícios para o organismo, tanto físicos quanto psicológicos.
A fisioterapia tem uma importância fundamental no tratamento da osteoporose, nos quais se destacam: o alívio da dor, melhora da mobilidade, auxílio para enfrentar problemas psicossociais da doença, prevenção de perda óssea, benefício cardíaco, respiratório, muscular e ósseo, visando sempre a prevenção de quedas e consequentemente o risco de fraturas.
O programa de exercícios é destinado a aumentar a flexibilidade, o equilíbrio e o fortalecimento atuando assim na prevenção das quedas.
O acompanhamento do fisioterapeuta é de suma importância para minimizar os efeitos degenerativos, melhorando assim o estilo de de vida da pessoa idosa.
Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho
0 Comments
Postar um comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!