Muita gente acha que doenças comuns na velhice não podem ser prevenidas. Uma delas é a osteoporose. Mas existe, sim, formas de preveni-la e uma delas é através de alimentos de fonte vegetal ricos em cálcio.

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da quantidade de osso, que compromete a resistência óssea e aumenta, portanto, o risco de fraturas. O osso é formado, externamente, por uma parte mais compacta e por uma parte mais interna que é porosa. Com o passar do tempo, o osso vai ficando com mais poros e frágil.

Prevenção

Se na sua família há casos de osteoporose, você tem mais chances de ter a doença. A osteoporose deve ser prevenida na infância e na adolescência. É importante lembrar que a infância é o período de maior produção óssea. Por isso, nessa fase, é muito importante ingerir cálcio, ter contato com o sol e praticar atividade física, porque, mesmo se ocorrer perda óssea na velhice, ela não será tão significativa. Para as mulheres os riscos de perda óssea é maior a partir da menopausa.


Sol

A vitamina D é fundamental para os ossos. Ela é sintetizada pela pele via exposição solar. Na fase adulta, essa assimilação é menor, mas pode ser compensada em gotas ou comprimidos de vitamina D. Toda a pele humana, quando sofre exposição ao sol, sintetiza a vitamina D. Os fatores que levam à menor ou maior síntese são: pessoas de pele clara sintetizam mais, enquanto as pessoas de pele escura sintetizam menos; o protetor solar evita que a pele sintetize a vitamina D, além da queda da assimilação durante a fase adulta.
Atividade física

Exercício físico também contribuiu para fortalecer os ossos. Pesquisadores da Universidade de Loughborough fizeram um teste entre pessoas de 65 e 80 anos, durante um ano, que consistia em um programa de exercícios de pular com uma perna. Eles descobriram que houve aumento na massa óssea de até 7%. Os benefícios têm-se centrado em áreas em que os ossos foram diluídos e em risco de ruptura.
Alimentação

A alimentação é outro fator que combate a osteoporose. Pesquisas têm demonstrado que a semente de abóbora é eficaz na prevenção da doença porque contém ômega 3 e zinco. As sementes de chia, linho e sésamo também são recomendadas devido ao seu alto teor de cálcio.

Agora você já sabe como prevenir toda a família, desde os mais pequenos até os mais idosos, da osteoporose.


Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho