Quando a dor na coluna é intensa, persistente ou quando é acompanhada por sintomas como dor, queimação, formigamento ou outra alteração de sensibilidade na coluna, braços ou pernas, é importante procurar um ortopedista para que sejam realizados exames. O tratamento pode incluir uso de remédios, fisioterapia e por vezes, cirurgia. Veja os sintomas e como funciona o tratamento no vídeo acima.
Osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica, que acomete os ossos. Estima-se que a proporção da osteoporose para homens e mulheres seja de seis mulheres para um homem a partir dos 50 anos e duas para um acima de 60 anos. Aproximadamente uma em cada três mulheres vai apresentar uma fratura óssea durante a vida. Mulheres têm mais osteoporose que os homens, pois têm os ossos mais finos e mais leves e apresentam perda importante durante a menopausa. No entanto, homens com deficiência alimentar de cálcio e vitaminas estão sujeitos à doença. A gente tem que procurar mudar os hábitos para se ter uma vida saudável e melhor no futuro, então a prevenção começa na infância
Geralmente as fraturas acontecem na coluna vertebral e no quadril, podendo, em casos extremos, ser muito dolorosas. Ao contrário das fraturas no quadril, as faturas vertebrais não são tipicamente decorrentes de quedas, mas de um trauma mínimo ou, até mesmo, nenhum. Pois a vértebra enfraquecida pela osteoporose não consegue mais sustentar o corpo e pode desabar em uma atividade simples do dia-a-dia.
Quase dois terços das fraturas vertebrais não apresentam sintomas, em longo prazo, por exemplo. O que pode acontecer é o paciente apresentar perda de altura e uma curvatura progressiva anormal da coluna. Já quando sintomática, haverá dores pontuais nas costas devido ao osso fraturado.
Nesse caso, os primeiros sintomas de osteoporose estão relacionados com fraturas osteoporóticas e podem incluir:
• Dorsalgia/lombalgia provocada por uma fratura vertebral
• Perda de peso
• Cifose dorsal
• Fratura óssea que ocorre com um pequeno traumatismo
Sabendo que osteoporose pode afetar boa parte da população, hábitos diários podem auxiliar na prevenção continua da doença. São eles: uma dieta adequada, acompanhada de atividade física regular, tomar sol por pelo menos 15 minutos ao dia e, quando necessário, o auxilio de medicação especifica, para prevenir a perda de capital ósseo e ajudar no seu fortalecimento.
Para quem já possui a doença, além de um acompanhamento com o especialista, é muito importante evitar as quedas com medidas simples, como:
• Retirar tapetes soltos, cabos elétricos ou qualquer outro item em casa que poderia fazer alguém tropeçar;
• Iluminar todas as áreas da casa, inclusive nas entradas e escadas. Uma luz noturna para idas ao banheiro também é recomendada;
• Tomar cuidado com pisos escorregadios, principalmente no banheiro;
• Colocar corrimão bilateral nas escadas.
Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho
0 Comments
Postar um comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!