De forma mais rara, jovens também podem desenvolver um quadro de osteoporose primária provocado por uma condição genética. Nesses casos, o próprio mecanismo da doença, ou seja, o defeito genético, causa a má formação ou a falha na renovação óssea, levando à osteoporose. Os principais exemplos de osteoporose primária são a osteogênese imperfeita e osteoporose idiopática juvenil.
Na osteogênese imperfeita, as manifestações clínicas estão presentes desde o nascimento e a doença provoca fraturas que causam perdas importantes na estatura. "á a osteoporose juvenil idiopática costuma surgir na pré-adolescência ou na adolescência e a perda da massa óssea pode durar de quatro a seis anos, levando ao aparecimento de fraturas.
Como até a fase adulta, por volta dos 20 anos, o esqueleto humano ainda está em formação, é muito importante que as medidas de prevenção contra a osteoporose sejam tomadas logo na infância. O Ministério da Saúde recomenda manter uma dieta equilibrada e com alto consumo de cálcio, evitando refrigerantes e café e priorizando folhas verde-escuras, como couve e espinafre. É necessário também garantir bons níveis de vitamina D por meio da exposição segura ao sol e praticar exercícios físicos em todas as fases da vida.
As medidas farmacológicas a serem consideradas são suplementação de vitamina D e cálcio e o uso de medicamentos inibidores da reabsorção óssea (bisfosfonatos). Portanto, a ideia que a osteoporose é uma doença apenas de adulto deve ser desmistificada e todo pediatra deve estar atendo a suas causas e complicações.
Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho
0 Comments
Postar um comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!