A osteoporose é a mais comum das doenças ósseas. Consiste na redução da massa óssea que tal sorte que os ossos se tornam ocos, finos e bastante sujeitos a fraturas.

É uma doença que surge com o envelhecimento e se desenvolve lentamente, ao longo dos anos, sendo mais comum na população feminina.




O desenvolvimento da doença ocorre durante um processo natural do corpo, de renovação da massa óssea, com a retirada de células velhas e, posteriormente, sua substituição por novas. Com a osteoporose, o preenchimento pelas novas células fica prejudicado, o que resulta em importante perda óssea.

Como a osteoporose não costuma apresentar sintomas, geralmente só é percebida quando ocorrem fraturas, que podem inclusive ser espontâneas em alguns casos. Um grande problema reside no fato de que as fraturas oriundas da osteoporose, mais graves, podem aumentar em até oito vezes a taxa de mortalidade.

As pessoas com maior probabilidade de desenvolvimento da doença são as de idade avançada, baixo peso, raça branca e com histórico da doença na família.


Leia também:
Como é causada a Meningite
Saiba mais sobre a depressão infantil
Maconha tem efeitos menos nocivos que o álcool
Quiropraxia: conheça as vantagens e as desvantagens da terapia
5 cuidados para evitar lesões no Pilates
No Youtube 12: Protocolo ´P.R.I.C.E'


Alguns fatores podem favorecer o surgimento da doença, como o tabagismo, ingestão frequente de bebidas alcoólicas, sedentarismo, pouca exposição à luz solar, dieta pobre em cálcio e mulheres na menopausa ou após ela.

Para as pessoas que se enquadrem nas situações acima, o recomendável é a realização de exames periódicos, como é o caso da densitometria óssea.

A prevenção da osteoporose passa pelos hábitos da pessoa, que deve manter uma dieta rica em cálcio, praticar atividade física regularmente, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e não fumar.

O tratamento para a osteoporose envolve métodos que passaram por grande evolução nos últimos anos, o que resultou em mais conforto para os pacientes.

Vale destacar que o tratamento da osteoporose é feito a base de medicamentos como agentes anti-reabsortivos, estrógeno, calcitonina e bisfosfonatos, cálcio e vitamina D3, dentre outros.

São prescritos ainda para estimular a formação óssea o fluoreto de sódio, que melhora a atividade osteoblástica, Paratohormônio (PTH), com a mesma finalidade, e exercícios físicos frequentes com carga.


----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar apenas pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.


Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho