O tratamento pode não eliminar a osteoporose mas medicamentos podem retardar a perda dos ossos e recuperar alguns.
O único tratamento eficiente para osteoporose é o estrogênio (tratamento de reposição hormonal). Antes da menopausa, as mulheres começam a produzir menos estrogênio e sem este hormônio para providenciar que os ossos permaneçam fortes, ficam mais suscetíveis a terem osteoporose. Começar a tomar pílulas de estrogênio por volta da época da menopausa é a melhor forma de retardar a perda de cálcio pelos ossos e mantê-los fortes. A maior perda de densidade óssea ocorre nos primeiros anos da menopausa. Por esta razão, alguns médicos prescrevem estrogênio para mulheres que estão perto da menopausa.
Existem vantagens e desvantagens em se tomar estrogênio. Este hormônio ajuda a retardar a perda de cálcio e pode diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. No entanto, o estrogênio sozinho sem a progesterona pode aumentar os riscos de câncer uterino. O médico poderá não recomendar estrogênio se houver um histórico de câncer de mama, má circulação sanguínea ou derrame cerebral. Nestas situações você e seu médico precisam conversar para saber qual o caminho a seguir.
Aumentar a quantidade de cálcio em seu organismo também faz parte do tratamento e isto é feito normalmente através da alimentação e de suplementos alimentares. O cálcio é bastante útil no tratamento da osteoporose, principalmente se você não toma estrogênio, mas não é tão eficaz quanto o estrogênio. A maioria das mulheres adultas necessitam de 1000mg de cálcio por dia, mas no caso das grávidas e das que estão amamentando, a necessidade é de 1200 a 1500mg por dia. Mulheres que já passaram damenopausa também necessitam de 1500mg por dia de cálcio quando não estão repondo estrogênio.
Leia também:
Como é causada a MeningiteSaiba mais sobre a depressão infantil
Maconha tem efeitos menos nocivos que o álcool
Quiropraxia: conheça as vantagens e as desvantagens da terapia
5 cuidados para evitar lesões no Pilates
No Youtube 12: Protocolo ´P.R.I.C.E'
Novos tratamentos para osteoporose estão sendo estudados. Exemplos de novos remédios são:
- CALCITONIN, que ajuda a prevenir o enfraquecimento dos ossos mas não é tão eficaz quanto o estrogênio. A forma mais conveniente deste medicamento é um spray nasal que é usado uma vez por dia.
- ALENDRONATE (FOSAMAX), que também ajuda a prevenir o enfraquecimento do osso e ajuda a reconstituir alguns. Ele é tomado na forma de pílulas, uma vez por dia.
- RALOXIPHENE (EVISTA), uma nova droga similar ao estrogênio que mantém a densidade óssea sem aumentar os riscos de câncer uterino. É tomado em forma de pílula uma vez por dia.
Estes medicamentos são na maioria das vezes prescritos para mulheres que não podem tomar estrogênio ou que já tenham tido uma fratura causada pela osteoporose.
Exercícios para fortalecimento das pernas, como caminhar e subir escada, também ajudam a manter os ossos fortes. Fazer este tipo de atividade física todos os dias, poderá evitar o enfraquecimento ósseo . Nadar, além de muito saudável, poderá fazer parte do seu programa de exercícios físicos mas, para mulheres com riscos de osteoporose, a caminhada é obrigatória.
A chance de um osso quebrado resultante de osteoporose aumenta com a idade. Uma vez que o processo de menopausa comece, a maioria das mulheres, principalmente as caucasianas e as asiáticas, precisam tomar precauções pelo resto de suas vidas para prevenirem a osteoporose.
Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho
0 Comments
Postar um comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!